Tropeirismo será a marca do Paraná

Tornar o Paraná conhecido pelo ciclo econômico do tropeirismo é o primeiro objetivo da Rota dos Tropeiros, um projeto inédito no Brasil e que visa, em médio prazo, alavancar o turismo em dezesseis municípios situados nas regiões dos Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba, Sudeste e Norte Pioneiro. O lançamento oficial está marcado para maio.

Além de incrementar o número de turistas nas cidades envolvidas, o projeto visa também aumentar seu tempo de permanência e gasto médio per capita. Os municípios são ligados entre si por 21 rodovias em um percurso de oitocentos quilômetros. Rio Negro, Campo do Tenente, Lapa, Porto Amazonas, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Tibagi, Castro, Telêmaco Borba, Campo Largo, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Arapoti e Sengés têm forte potencial para o turismo rural, de aventuras e esportes radicais, agregam história, cultura e belezas naturais.

Segundo o coordenador do projeto e o bacharel em Turismo, Eduardo Flávio Zardo, dentro de poucos dias serão assinados os acordos entre os parceiros do projeto, que são Sebrae, Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Ecoparaná, Paraná Turismo, Senac, Senar e outras empresas e instituições como a concessionária Rodonorte, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual de Ponta Grossa. “O Senac e o Senar vão oferecer cinqüenta cursos na área de turismo, agricultura e cultura para empresários, profissionais e investidores dos dezesseis municípios”, informa Eduardo.

Preparação

A viabilização da Rota dos Tropeiros passa pela preparação da região para desenvolvê-lo, por isso, o trabalho inclui um programa de qualificação de produto, de capacitação profissional, de valorização cultural e de marketing turístico.

O projeto está sendo coordenado por um conselho gestor formado por 32 pessoas, ou seja, duas de cada município envolvido, sendo uma representante da iniciativa privada e outra como representante da prefeitura local.

O projeto será apresentado em rodadas de negócios e eventos de turismo do Paraná, como o Salão Profissional de Turismo, que acontecerá em Curitiba, nos dias 11 e 12 de abril. Até o fim do ano, o projeto será apresentado em eventos de âmbito nacional, como o Congresso da Abav, que acontecerá em agosto, no Rio de Janeiro.

Depois de apresentado ao trade, serão elaborados pacotes de viagens que, posteriormente, serão vendidos pelas operadoras brasileiras. São inúmeras as possibilidades de pacotes envolvendo os dezesseis municípios envolvidos no projeto. Já estão definidas cinco temáticas: história e cultura, natureza e aventura, fé e misticismo (visita a igrejas e festas religiosas), saúde e bem-estar (clínicas e spas) e um pacote que inclui um roteiro a ser percorrido a pé, como uma analogia ao caminho religioso de Santiago de Compostela, na Espanha.

Eduardo Zardo informa que, ainda este ano, os dezesseis municípios receberão sinalização temática indicando que se trata de um ponto turístico pertencente à Rota dos Tropeiros. Além disso, em Rio Negro, divisa com Santa Catarina, e em Sengés, na divisa com São Paulo, haverá centros de recepção do turista chamados de “Paradas do Tropeiro”, um investimento conjunto do Governo Estadual, da iniciativa privada e da Associação dos Municípios dos Campos Gerais.

Importância

Segundo o diretor-presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, a importância do tropeirismo para os Estados do Sul e o Brasil como um todo é incontestável. “O Brasil só é um país de dimensão continental em virtude da história dos tropeiros. Se não fosse o tropeirismo, nós não teríamos o Sul agregado ao território nacional”, destaca.

Para Demiate, a Rota dos Tropeiros vai incentivar não somente o turismo rural, como também o turismo de contemplação da natureza e o cultural. “O projeto vai incentivar a visitação às belezas cênicas do Estado, como o Parque Estadual de Vila Velha e do Canyon Guartelá, como também às cidades históricas, como Castro e Lapa e outros pontos ainda pouco explorados turisticamente, como o Parque de Cerrado de Jaguariaíva”, diz o diretor da Paraná Turismo.

Os interessados em saber mais sobre esse novo projeto turístico do Paraná podem visitar o site www.rotadostropeiros.com.br.

Voltar ao topo